O presente trabalho apresenta o desenho de um curso online, com atividades a serem desenvolvidas com equipe gestora, professores e conselho deliberativo escolar, sobre a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas públicas municipais e estaduais, a partir de ações calcadas na Educação Corporativa com vistas a uma Gestão Democrática, transparente e emancipadora no contexto escolar. Esse curso se justifica ao passo que visa capacitar gestores, professores e conselho deliberativo escolar, para que possam trabalhar o PPP junto aos demais segmentos, ou seja, equipe de apoio, pais e alunos, no sentido de recriarem/redesenharem, sempre que haja a necessidade, o Projeto Político Pedagógico das escolas.  Evidenciou-se junto às escolas pesquisadas a necessidade de uma formação que ofereça subsídios afim de que todos os segmentos escolares possam participar efetivamente das tomadas de decisões - uma das premissas da Educação Básica pautada na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 embora até os dias atuais ainda não aconteça de forma desejável, uma vez que escolas de algumas regiões do Brasil ainda não possuam seu PPP. Tem-se a expectativa de que as dificuldades encontradas pelas escolas para pôr em prática de forma realmente efetiva o PPP escolar seja sanada com a aplicação deste curso, que prevê a capacitação de professores, equipes gestoras e conselho deliberativo escolar, com intuito desses profissionais aplicarem tais conceitos junto à comunidade simultaneamente no decorrer do curso, podendo assim sanar eventuais dúvidas que forem surgindo. Como o desenho do curso é modelo ADDIE contextualizado, terão a possibilidade de dialogar e sugerir conteúdos e debates de acordo com suas necessidades.